segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Mocao do Movimento de Ocupacao da UFPR

O decreto do Reuni comprovou que a ofensiva da precarização na universidade pública é grande. Do lado de cá, o movimento estudantil, com apoio de professores e técnicos, mostrou que a nossa resistência não vai ser menor. Se eles querem inchar a universidade, nós defendemos uma real expansão desta, com qualidade. Se eles querem que isso seja aprovado de qualquer forma, a qualquer custo, nós resistimos, escrevemos textos, fazemos debates, oficinas, atos e ocupamos reitorias intransigentes.
É uma pena que a universidade sofra tal ataque a ponto de uma ocupação não ser nada menos do que uma necessidade. Mas esse momento difícil mostra a força do movimento, nossa capacidade de resistir e não permitir que esse desmonte da educação aconteça.
Resistimos porque sonhamos. E sonhamos porque lutamos por uma universidade pública, gratuita, de qualidade, com ensino pesquisa e extensão para todos. Não é a universidade que temos hoje. Não é a universidade que o Reuni propõe.
Nosso projeto passa por uma transformação da educação e da sociedade em que vivemos.O movimento estudantil mostra sua força e sua determinação quando não somos meros espectadores nesse processo. Mas a vanguarda das lutas pela educação pública. Toda ocupação é legitima e combativa. Toda a criminalização do movimento social pela mídia burguesa e os aparatos do Estado deve ser combatida. Na UFPR continuamos na luta e não vamos parar até barrar o Reuni, com ou sem reintegração de posse, até construirmos a nossa universidade, até derrotarmos o neoliberalismo.
Assim parabenizamos e declaramos nosso total apoio aos estudantes ocupados na Unifesp, UFRJ, UFBA e aos estudantes de todas as Federais na luta contra o Reuni.

Movimento de ocupação da Universidade Federal do Paraná

4 comentários:

A Metade do Todo. disse...

Caros,
Acabei de ler os argumentos que motivaram a greve e a invasão. Porém, creio que não ficou claro o porquê de que 20 por cento de aumento nas verbas é considerado pouco. Raramente vemos o aumento de 20 por cento em alguma verba. Sou estudante da USP, e também não concordo com os rumos que estão dando ao ensino público, só que quanto mais claro forem as razões, melhor será o entendimento do público e a possibilidade de ficarem a seu favor. Grande abraço!

cesar disse...

salve, compas da bahia, rio, são carlos e são paulo! a moção é a mesma, o apoio é o mesmo porque nossa luta é a mesma. contem conosco se precisarem de algo! nossa gestão tá inteira ocupada na reitoria da ufpr.. então, qualquer coisa é só dar um grito no nosso blog que a gente o que pode fazer!



grandes abraços, cheios de esperança.

césar fernandes.



(se puderem ler esse poema pra galera, aí.. é de ferreira gullar e quando lemos aqui, meio que virou nosso poema-lema [tá escrito em cartazes e tal!])



homem comum : ferreira gullar

sou um homem comum

de carne e de memória

de osso e esquecimento.

sou como você

feito de coisas lembradas

e esquecidas.

rostos

e mãos.

sou um homem comum

brasileiro, maior, casado, reservista,

e não vejo na vida, amigo,

nenhum sentido, senão

lutarmos juntos por um mundo melhor.

mas somos muitos

milhões de homens comuns

e podemos formar uma muralha

com nossos corpos

de sonhos e margaridas.





Moção de Apoio do CAP UFPR

O CAP UFPR - Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, declara seu apoio à luta dos estudantes das Universidadesdes Federais, que tem ocupado Reitorias. Alguns de nós estamos ocupados como vocês também e na luta por um plebiscito universal e a retirada do REUNI como pauta do próximo Conselho Universitário, aqui na UFPR. Temos nos manifestado contra o desmonte da Universidade Pública pelos ataques governamentais e do capital privado e acreditamos que as decisões administrativas da UFPR devem ter participação igualitária de cada membro da comunidade acadêmica. Nossa luta é nacional! Mantenhamo-nos firmes!

VsemanaHST disse...

não achei email para enviar moção para vcs

Unknown disse...

Companheiros,

Segue abaixo os links p/ o vídeo da sessão fechada do COUN do dia 30/10, que deliberou sobre o plebiscito, e a adesão da UFPR ao REUNI, apesar da ocupação não estar disponibilizando estes vídeos nem se esforçando em divulgá-los me sinto no direito em passar os links p/ outros companheiros que estão na luta, por uma atitude anti-democrática os conselheiros votaram por impedir a filmagem no meio da sessão antes que entrasse em pauta o REUNI, mesmo assim conseguimos captar o audio. Cientes de que poucos até agora sabem como foi esse COUN que se reuniu de maneira praticamente secreta, o DCE/UFPR e o Coletivo Soylocoporti repassam esse vídeo para que todos os estudantes saibam o que aconteceu em tal sessão e pedimos que seja divulgado para suas respectivas listas.

O Vídeo está dividido em três partes:

.

http://www.youtube.com/soyporti

http://www.youtube.com/watch? v=v9VWdLP2qHg

http://www.youtube.com/watch? v=dChalTw- wA8

Saudações,

Gustavo Castro

www.dce.ufpr.br
www.soylocoporti.org.br