segunda-feira, 29 de outubro de 2007

UFSC CANCELA ADESÃO AO REUNI!

.

Nós, estudantes da UNIFESP, estamos tremendamente orgulhosos dos companheiros da Universidade Federal de Santa Catarina que num exemplo de força e garra dá um largo passo rumo à vitória e real concretização da voz estudantil, além de nos encher de coragem!!
Por meio de sua movimentação, os estudantes conseguiram a não adesão de sua faculdade ao REUNI até o primeiro semestre do próximo ano!
Apesar da tentiva de ludibriar os alunos com a mudança de local da reunião, eles conseguiram ainda assim participar e também adiar a tão famigerada e descabida adesão a este projeto que visa a precarização e elitização do ensino superior do nosso país!


P A R A B É N S aos companheiros por mais esta vitória!!

Nós, do campus Guarulhos continuamos em GREVE e contentes pela mobilização e resultado de todo o trabalho do Movimento Estudantil!!


"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, não se pensa em perdas, a vitória só vem com a ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve...
A vida é muita para ser insignificante."

Charles Chaplin

4 comentários:

Unknown disse...

Começar uma greve e perceber que muitos alunos que antes não estavam nem ai com os problemas da faculdade agora estão super participativos. Ótimo. Um objetivo alcançado. Mas...e agora?
Um filme (esqueci o nome mas dps eu lembro) em que mostra como estão os operários que fizeram greve no final da década de 70 junto com o Lula em São Bernardo do Campo. Bom, eles estão desempregados e sem dentes( sem exageros). Inclusive mostrou um que chorou diante da camera porque estava desempregado, era um homem de mais de 40 anos e nao achava emprego de jeito nenhum.... o cara chorou porque nao podia paga uma facu pras filhas.
Onde quero chegar é que a greve é sim um começo, mas não para por ai!!!!!! o que fazer agora?
Uma faculdade cheia de gente que poderia estar fazendo muito mais! Ja pensou se toda essa revolta fosse revertida pras artes...há inúmeras maneiras de atingir o reitor com a arte !!! isso pode se tornar uma coisa muito legal e não apenas aulas em janeiro para repor o que perdemos !!!
Tudo bem que tem todo o problema do maldito e cansativo Reuni, mas acho que agente podia ir além disso. Uma coisa que é ruim transformada numa coisa extremamente legal.

ou seja... pra mim, a greve só não basta. Mas do que adianta falar isso se as pessoas estão cegas e totalmente individualistas quando não escutam e não tentam entender o outro!!!! vocês não aprenderam nada nas aulas de antropologia nao?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

taynah disse...

Venho em nome dos estudantes da UFSC agradecer o apoio de vocês, mas, mais do que isso, reiterar que é só por causa da mobilização estudantil que o REUNI ainda não está presente na maioria das universidades federais.

Alguns estudantes do movimento estudantil da UFSC estão recebendo intimações DENTRO DE SALA DE AULA para depor devido às ocupações da UFSC, numa tentativa clara de coagir os estudantes a lutarem pela universidade e manter os estudantes que ainda não participam das movimentações ainda mais longe das mesmas.

Os interessados na esmola que o REUNI traz farão (já estão fazendo) todo o necessário para que o REUNI seja implementado. Temos que ser ainda mais mobilizados, fortes, organizados e criativos para evitar futuros golpes.

Acredito que "informação" seja a palavra-chave. Toda a comunidade universitária tem que ficar ciente do que é o REUNI e os estudantes mobilizados têm que conhecer os regimentos dos Conselhos de Unidade e Universitário de suas universidades para impedir até mesmo de forma legal quando o REUNI for "aprovado" a base de golpes consecutivos.

Nossa luta é justa. Continuem mobilizados. Todo apoio à luta contra o REUNI.

Guilherme BR disse...

Moção de apoio – Núcleo PSOL UFPR

Nós, militantes do Núcleo Estudantil – UFPR do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apoiamos e estamos na construção da ocupação da UFPR. Na luta contra o REUNI (Plano de Precarização da educação superior) e em defesa das pautas e do programa defendido historicamente pelos movimentos da educação, nós nos somamos a diversos companheiros e companheiras – de outras organizações, Centros Acadêmicos, independentes, participantes de coletivos – na construção desta ocupação, e no apoio de outras 12 ocupações (ficamos felizes, ao escrever esta moção de saber da ocupação da PUC SP, que agora se somam a 10 universidades federais que estiveram ou estão em processo de ocupação: UFBA; UFRJ; UNIFESP; UNIR; UFS; UNIRIO; UFPE; UFFRJ; UFF, UFES). Também nos solidarizamos e apoiamos as diversas lutas das lutadoras e lutadores de outras instituições, como das companheiras e companheiros da Fundação Santo André, que recentemente foram duramente reprimidos em suas reivindicações e luta contra os abusivos aumentos de mensalidade em tal instituição.
Solidarizamos-nos e apoiamos as diversas lutas do movimento estudantil combativo, quem tem levantado-se e reconquistado força. Pois, como outros já disseram: “para medir nossa força, a força de nosso movimento, basta perceber a força da repressão.” Repressão esta que não tem sido pouca. As punições, perseguições e repressão daqueles que dão ordens, dos poderosos e dominantes, ao contrário de nos enfraquecer, deve nos dar consciência de nossa força: demonstra que temos nos reorganizado e construído uma força que antes não tínhamos. O movimento de juventude levanta-se!

“O futuro
não virá por si só.
se não tomarmos medidas.
Pega-o pelas orelhas, juventude!
Pega-o pela cauda, pioneiro!
A comuna,
não é uma princesa fantástica
com quem
de noite se sonha.
Calcula,
reflete,
mira bem
e avança!
...
Qual uma peliça
o tempo é também
roído
por vermes cotidianos.
As vestes poeirentas
de nossos dias
cabe a ti, juventude, sacudi-las”.

Trechos de “Desatai o futuro”
Maiakóviski – URSS (1925)


Núcleo PSOL Estudantil – UFPR
Curitiba, 06 de Novembro de 2007.

OS: A demora da moção de apoio às ocupações deve-se ao fato de nossos compromissos pessoais e de nossa participação e tarefas na ocupação da UFPR.

Abraços a todos e todas que sonham conjuntamente e que lutam.

Unknown disse...

Companheiros,

Segue abaixo os links p/ o vídeo da sessão fechada do COUN do dia 30/10, que deliberou sobre o plebiscito, e a adesão da UFPR ao REUNI, apesar da ocupação não estar disponibilizando estes vídeos nem se esforçando em divulgá-los me sinto no direito em passar os links p/ outros companheiros que estão na luta, por uma atitude anti-democrática os conselheiros votaram por impedir a filmagem no meio da sessão antes que entrasse em pauta o REUNI, mesmo assim conseguimos captar o audio. Cientes de que poucos até agora sabem como foi esse COUN que se reuniu de maneira praticamente secreta, o DCE/UFPR e o Coletivo Soylocoporti repassam esse vídeo para que todos os estudantes saibam o que aconteceu em tal sessão e pedimos que seja divulgado para suas respectivas listas.

O Vídeo está dividido em três partes:

.

http://www.youtube.com/soyporti

http://www.youtube.com/watch? v=v9VWdLP2qHg

http://www.youtube.com/watch? v=dChalTw- wA8

Saudações,

Gustavo Castro

www.dce.ufpr.br
www.soylocoporti.org.br